Seja Bem Vindo!

O Movimento Mudança é Estudante em Movimento! Está em Constante Construção Coletiva Como Este Blog Popular! Aqui Você fica informado das Lutas deste Movimento e pode opinar comentando cada Postagem!
Sinta - se a Vontade!!!
Entre em Contato: mudancaubes@gmail.com

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Estudantes Ocuparam as Ruas da Capital Paulista Neste Ultimo 15 de Abril

Estudantes Ocuparam as Ruas da Capital Paulista Pelo Fim do Vestibular

Além de pedir o fim do vestibular, o ato reivindicou mais investimentos em educação e a necessidade da reformulação do Ensino Médio e da maior assistência ao estudante por parte do governo

Cerca de 5 mil estudantes ocuparam as ruas da capital paulista na manhã desta quarta-feira (15) em uma manifestação para reivindicar o fim do vestibular. Segundo a UNE e a UBES, o novo modelo de vestibular proposto pelo Ministério da Educação (MEC) não basta para "democratizar o acesso à universidade".

Concentrados no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, estudantes caminharam em passeata até a Secretaria Estadual da Educação. "É preciso uma discussão ampla com a sociedade, principalmente com a comunidade acadêmica. Não pode ser colocada como uma proposta unilateral isolada. O vestibular é apenas um dos pontos para a universalizaçã o do ensino", declarou a presidente da UNE, Lúcia Stumpf.

Já em frente ao prédio da secretaria no fim da manhã, os estudantes foram recebidos por assessores e deixaram um manifesto chamado "Sou mais educação".

A manifestação chamou a atenção para a substituição da tradicional prova pelo "Enem seriado", em que o exame seria adotado ao final de cada um dos três anos do ensino médio.

Além de pedir o fim do vestibular, o ato reivindicou mais investimentos em educação e a necessidade da reformulação do Ensino Médio e da maior assistência ao estudante por parte do governo. As entidades estudantis afirmam que, para democratizar o acesso à universidade, o estado deve proporcionar as condições básicas - como moradia, alimentação e transporte - ao estudante de baixa renda para que ele possa estudar em instituições de outros estados.

Além disso, a UNE e UBES deixaram claro que não concordam com a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar alunos para o ingresso às universidades. Segundo eles, o exame é insuficiente para avaliar o aluno e mantém o sistema de prova única, rejeitado pelas entidades. "Seria como trocar seis por meia dúzia. O melhor é aplicar o Enem de maneira seriada, ou seja, no final de cada ano do Ensino Médio", diz Ismael Cardoso, presidente da UBES.

Proposta tímida
A mudança no Enem está entre os assuntos discutidos no protesto. Ismael Cardoso e Lúcia Stumpf, presidentes da UBES e UNE, respectivamente, classificam a proposta do Ministério da Educação como "tímida" e "limitada". Segundo eles, que defendem o "Enem seriado", não basta substituir o vestibular tradicional pelo novo Enem.

"A ideia é pegar o filme do estudante e não a foto. A melhoria do vestibular tem que estar casada com a melhoria do ensino médio", diz Ismael Cardoso. De acordo com ele, a aplicação do exame de modo seriado também ajudaria a aprimorar o ensino médio. Lúcia Stumpf também pede aumento da verba do MEC à assistência estudantil, uma vez que se acredita que a unificação do vestibular das federais provoque maior mobilidade estudantil no país.

*****FONTE da INFORMAÇÃo: www.estudantenet.com.br

Comentário Mudancista

Hoje São Paulo Serve de Laborátório Liberal (Não Existe Neo-Liberalismo, o Que existe é o mesmo Liberalismo do seculo XIX, assassino e cruel), onde nasce e se proliferam anomalias políticas, monstros Sangue-Sugas Como FHC, José Serra, Alckimin e agora o mais Novo Secretário Estadual de Educação: Paulo Renato.

E Infelizmente o Atual Governador Não dorme mais a Noite... Como Já Foi Divulgado, José Serra sofre de grave insônia, e como um Vampiro sedento de sangue (No caso dele de Poder) Fica acordado durante a Noite enquanto todo o Estado Dorme, delirando com sua fantasia de chegar ao Planalto, custe o Que custar.

Enfim, Cabe a cada Militante do Movimento Estudantil e de Esquerda, usar de todas as Maneiras para atrapalhar este Projeto Liberal de Poder Que Esta sendo concretizado no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.

Só a Luta Pode Mudar Isso!

Ou A Gente Muda Tudo Isso, ou Tudo isso Vai Mudar a Gente


*****Comentário de Marcello Barbosa, Diretor de Políticas Públicas de Juventude da UBES e Ex Tesoureiro Geral da UPES - SP

Nenhum comentário:

"Devemos Ser a Mudança Que Queremos Ter"