Seja Bem Vindo!

O Movimento Mudança é Estudante em Movimento! Está em Constante Construção Coletiva Como Este Blog Popular! Aqui Você fica informado das Lutas deste Movimento e pode opinar comentando cada Postagem!
Sinta - se a Vontade!!!
Entre em Contato: mudancaubes@gmail.com

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Carta Aberta aos Estudantes de Jequié - BA

Carta Aberta aos Estudantes de Jequié

Caros colegas, nós estudantes secundaristas passamos por diversas dificuldades para termos acesso a uma educação de qualidade. Acordamos de madrugada para pegarmos o transporte para irmos à escola, mas infelizmente na maioria das vezes isso não é possível, pois encontramos um transporte de má qualidade, na nossa cidade em varias situações nós encontramos de mãos atadas, pois a prefeitura não quitou os pagamentos aos motoristas, que por sua vez tiveram que parar seu trabalho e não tivemos condições de freqüentar a sala de aula.

Pelo não pagamento do transporte escolar, somos sujeitos há ficarmos vários dias sem aula, pois os motoristas sem receber, com toda razão tem que parar. Mais nós não podemos pagar essa conta. Só queremos estudar, só queremos um transporte de qualidade e que sejam todos os dias.

Como é de nosso conhecimento, o transporte escolar dos estudantes de Jequié, vem sendo realizado pela Coopetran – Cooperativa de Transporte Alternativo da Bahia. Sendo ela vencedora do processo de uma licitação pública, e que desde o inicio do ano a mesma vem tendo problemas com a prefeitura, por questões de repasses aos motoristas. E perguntamos o que nós estudantes, temos com essa quebra-de-braç o, entre cooperativa e prefeitura? Não podemos aceitar o fato que estamos perdermos estudantes de nossa zona rural, para outras cidades por falta de transporte contínuo naquelas regiões, como vem acontecendo nos distritos de Itajuru e Barra Avenida, onde os estudantes estão indo estudar em Jitaúna. Nossos pais pagam os seus impostos, e queremos sim, um transporte escolar dentro das normas da Lei 10.172/2001, que regulamenta o transporte escolar no Brasil. A mesma fala que temos direito a ônibus com condições perfeitas e que a prefeitura recebe verbas mensais para esse fim e mesmo assim, os motoristas continuam sem receber e os estudantes em muitas vezes sem estudar.

A merenda escolar é outro problema da educação básica do município, pois na maioria das vezes é uma alimentação pobre em nutrientes, diversos estudantes não tem condições de ter uma alimentação adequada e esperam ansiosos pela hora da merenda, porque grande parte deles está fazendo as duas refeições do dia, café da manhã e almoço. Com a falta dessa alimentação necessária, muitos perdem o foco no aprendizado escolar.

O fornecimento da alimentação não vem sendo feita de forma satisfatória, temos uma alimentação desbalanceada, com pouco nutriente e fornecida por uma empresa, que não passou pela licitação pública, que pela Lei 8.666/93, era necessário, pois assim saberíamos qual a empresa que tem a melhor estrutura a nos oferecer. Um contrato de emergência foi assinado e com isso perdemos o direito de a melhor empresa assumir a distribuição da merenda. Nós estudantes sabemos que é de fundamental importância uma alimentação que siga a instrução 32 do Ministério da Educação, ou seja, atender a 15% das necessidades nutricionais diárias das crianças e adolescentes para que fiquemos em sala focada somente na aula e não na fome que nos abate e que não tenhamos que sair da escola por falta de alimentação digna que temos direito. Por uma alimentação decente Já!

Com isso, a UMES/Jequié, que a entidade que representa todos os estudantes secundaristas de nossa cidade, vem cobrar das autoridades competentes logo a solução desses pleitos, que tem o intuído assistir principalmente os estudantes da zona rural e aqueles que precisam de uma assistência estudantil para continuar estudando, não nós calaremos enquanto essa situação não for resolvida pela gestão municipal. Essa entidade que tanto lutou pelos direitos dos estudantes, renasce com esse foco, que todos os estudantes de Jequié possam ter uma a mínimas condições de estudo. E essa será nossa meta durante nossa gestão!

*****Assinam Este Manifesto: UMES Jequié e Movimento Mudança Bahia

*****Vejam a Repercussão na Mídia Local:http://gicult.com.br/blog/?p=7109#comments


Nenhum comentário:

"Devemos Ser a Mudança Que Queremos Ter"