Seja Bem Vindo!

O Movimento Mudança é Estudante em Movimento! Está em Constante Construção Coletiva Como Este Blog Popular! Aqui Você fica informado das Lutas deste Movimento e pode opinar comentando cada Postagem!
Sinta - se a Vontade!!!
Entre em Contato: mudancaubes@gmail.com

segunda-feira, 29 de março de 2010

Jornada de Lutas São Paulo: Pela aprovação da PEC 09/2009

Com toda energia, a juventude deu seu recado em São Paulo nesta sexta-feira, 26 de março, na Assembléia Legislativa do estado (ALESP).

.
Cerca de 500 jovens da capital e grande São Paulo lotaram o auditório onde aconteceu a audiência pública, organizada pela União dos Estudantes do Estado de São Paulo (UEE-SP), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Paulista de Estudantes Secundaristas (UPES) em parceira com a União Nacional dos Estudantes (UNE) marcando a Jornada de Lutas 2010 do Movimento Estudantil.
.
A audiência foi convocada para esclarecer e pressionar os parlamentares a aprovarem a PEC 09/2009, que prevê a criação de um Fundo Social com os royalties do pré-sal de SP cujos recursos devem ser aplicados no financiamento da educação paulista. Na mesa estavam presentes o professor Adinan Ortolon (Unime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação ), Neuza Santa Alves, presidente do Sinteps (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza –escolas técnicas), Roberto Guido (APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial Estado de São Paulo) , Daniel Cara (da Campanha Nacional pelo direito à Educação), o vereador Jamil Murad, e Cristiano Guimarães, representante do deputado estadual Pedro Bigardi, autor do Projeto de Emenda Constitucional, além dos presidentes das entidades estudantis Carlos Eduardo Siqueira, Yann Evanovick, Tarcísio Boaventura e Augusto Chagas.
.
A platéia lotada de alunos vibrou com a declaração. Mais de 30 ônibus vieram de toda São Paulo: Baixada Santista, Caieiras, Carapicuíba, Cubatão, Osasco, Poá, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Jandira, Várzea Grande Paulista, entre outros municípios.

.
Falando sobre o acrescimento de investimentos que virão dos royalties do petróleo do pré-sal, Daniel Cara lembrou que somente para o estado de São Paulo devem gerar R$ 1 bilhão a mais por ano, que precisam ser investidos também no professor. “Os docentes precisam de uma remuneração digna. E digo mais, todo profissional da educação é um educador, portanto os recursos da educação devem vir pra todos os profissionais da educação, sendo do magistério ou não”, disse lembrando bandeira histórica de entidades do meio educacional.

.
Cara ainda denunciou a política de premiação aos docentes adotada pela Secretaria Estadual da Educação, que dá bônus, ao invés de aumento real de salário. Segundo ele uma política de chantagem, não de mérito.
.
Divisão dos royalties do pré-sal em debate
Polêmica recém aberta, a divisão dos royalties do petróleo não ficou de fora das discussões. Guido, da APEOESP, lembrou que o pré-sal é riqueza que pertence ao povo brasileiro, e defendeu a distribuição entre todos os estados.

.
Maiores investimentos na educação paulista é um apelo que as entidades educacionais têm feito há anos. Por isso os estudantes decidiram encerrar o dia da Jornada de Lutas participando de um ato promovido pela APEOESP no Palácio do governo.

.
*****FONTE: EstudanteNet.

Nenhum comentário:

"Devemos Ser a Mudança Que Queremos Ter"